Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Copa do Mundo- Sentimento Patriota




Por:Rubia Aveiro










Confesso que nunca fui fã de futebol e fico até constrangida quando alguém me pergunta:
- Você é Corinthiana?Palmeirense?São Paulina?
Dá vontade de responder:
- Sou inteligente! (mas seria grosseria demais,não?)
Enfim, nunca terei tal resposta...
Assim como acredito que "chacoalhar" o tchan seja uma vergonha brasileira e sermos reconhecidos somente por " bunda e bola" idem.
Mas confesso,que enquanto falam mal do Dunga, lembro do mesmo capitão de um time de uma copa do mundo onde eu estava muito feliz e fiquei emocionada de verdade com a taça.
E em 2010 , mais uma vez ,quando o avião decolou com a seleção rumo à Àfrica,me bateu a emoção;talvez o tal sentimento patriota.
E não é nem o futebol...
É a oportunidade surgindo,o mix de cultura, a identificação com o povo africano.
Brasileiros e Brasileiras:
Eis aqui nesta copa uma bela oportunidade de observarmos os paralelos e através da inteligência aprendermos um pouco mais.
O campeonato mal começou e tivemos matérias jornalísticas de peso como a da Sra. Fátima Bernardes no museu do "apartheid"-Para quem não sabe significa "separação" em africânder e foi um regime de segregação racial adotado legalmente em 1948 pelo Partido Nacional na África do Sul segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente, em 1994 eleições livres foram realizadas.
Tivemos e teremos muitas vezes a alegria e vantagem de conhecer um dos maiores opositores a deste ultrapassado regime, portanto famoso por tal entre outros feitos:o grandioso "Nelson Mandela".
Fora que está transparente a alegria sul- africana e está mais do que na cara que eles torcem também para o Brasil...
Então com base na felicidade do povo, na energia positiva e no poder da orações dos paises interligados:Àfrica e Brasil, acredito que mesmo que o time brasileiro frágil sem os Ronaldos ou Robeto Carlos..com ou sem Dunga,
A seleçaõ Canarinho poderá sim ser campeã...por que não?
-Figas, orações e ebós a postos meu povo!E energia contagiante rumo ao Hexa!!!

Axé para todos!

2 comentários: